Especial de Natal – Ave Natalina

No post anterior eu falei de como assar sua ave. Mas e como temperar? Bem, se você está procurando no google já viu que existem mil e uma maneiras diferentes, muitas ótimas, umas não tão ótimas assim.

Esse ano eu testei dois jeitos diferentes e vou compartilhar aqui com vocês. Os dois são marinados, mas um é com o tempero seco e o outro com o tempero líquido. Apesar de serem receitas “natalinas”, elas ficam ótimas o ano todo. A primeira receita inclusive, foi testada num frango, que ficou M-A-R-A.

Ave Natalina (tempero seco)

(No caso eu usei um frango de mais ou menos 2kg, se for usar em uma ave maior faça a proporção da quantidade, e se for usar uma ave que já vem temperada diminua a quantidade de sal pela metade)

Ingredientes:

1 frango de 2 kg, inteiro

2 col (sopa) de sal

1 col (sopa) de açúcar mascavo

A proporção de sal e açúcar é de 2 pra 1 (pra cada medida de sal você usa 1/2 medida de açúcar). A proporção de sal pra carne é de 1 col de sal pra cada kg de carne. Lembrando que se sua ave já for temperada use menos sal.

raspas de um limão

ervas frescas ou secas, picadas – eu usei estragão seco e sálvia fresca porque era o que eu tinha em casa, mas sinta-se livre pra usar as ervas de sua preferência; tomilho, alecrim e salsa também são ótimas opções.

img_2104_fotor

 

Opcional:

1 col (sopa) de manteiga, temperatura ambiente

– Limpe e lave o frango (isso mesmo, sou dessas que lava o frango, pode me julgar…). Escorra bem a água e seque com papel toalha, coloque no tabuleiro que vai assar e reserve.

Misture todos os temperos (menos a manteiga) e esfregue a mistura em todo o frango. Mas esfregue com vontade, nada de nojinho, e não esqueça de esfregar o tempero dentro da cavidade da ave também. O tempero que cair no tabuleiro você junta e coloca no peito, pressionando bem. Cubra com plástico (eu abri um desses sacos de por alimentos) e leve a geladeira. Deixe marinar  por pelo menos 2h, mas se possível por 4h.

Aqui a idéia é que você deixe marinando por 2h por quilo no mínimo. Meu frango de 2kg ficaria 4h marinando, um peru de 5kg precisaria de 10h. Mas, principalmente no caso do peru, pode deixar de um dia pro outro sem problemas).

Depois desse tempo, retire o frango da geladeira, tire o plástico de cima. Pre aqueça o forno alto (250º-280ºC). Arrume o frango bonitinho, eu arrumo todas as aves dessa forma, mas se você não gostar pode arrumar do seu jeito.

img_2115_fotor

 

 

Lembra da manteiga? É agora que ela entra em cena. Espalhe a manteiga no peito do frango e leve ao forno. Deixe em forno alto por 20 minutos e então diminua para fogo baixo. Asse por 1:30-2h, ou até que passe no teste do garfo (em caso de dúvida aperte aqui).  Cubra com papel alumínio e deixe o frango descansar por pelo menos 30 min antes de cortar (se possível, é claro).

img_2117_fotorimg_2118_fotor

 

Sirva inteiro ou corte antes de levar à mesa. O caldinho que ficou na assadeira a gente joga por cima, pra dar um tchã 😉

Ho ho ho,

a Sinhá

Anúncios

Um comentário sobre “Especial de Natal – Ave Natalina

  1. Pingback: Especial de Natal – Dicas |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s