Especial de Natal – Dicas

img_2123_fotor

Vamos começar logo pelo prato principal: o peru, ou chester, ou frango… a ave, pronto! Sempre traz certas dúvidas de como temperar, como assar, como saber se está pronto. São tantas questões! E se ficar seco? E se ficar sem gosto?Calma, estamos aqui pra ajudar você passar dessa fase.

Primeiro: aqui no Brasil nossas aves natalinas já vem temperadas, e mesmo que a gente escolha dar nosso toque pessoal, esse tempero de fábrica já ajuda que a carne não corra tanto risco de ficar sem sal. Pra saber mais de como dar um toque caseiro à sua ave clique aqui ou aqui.

Segundo: Na hora de assar sua ave (inclusive frango) a dica é: forno alto no começo e baixo depois. Eu explico; pre aqueça o forno entre 250º-280ºC enquanto você prepara a ave na forma. Ave a postos, coloque-a no forno alto por 15-30 min, dependendo do tamanho da sua ave. Depois desse tempo, abaixe a temperatura pra 200º-220ºC e termine de assar nessa temperatura.

Depois da primeira hora, você deve regar a ave de 30 em 30 min com o próprio líquido que fica na forma (se for um frango, comece a regar 40 min depois de colocar no forno e faça intervalos mais curtos). Tenha sempre um pouco de água morna a postos, caso não tenha líquido suficiente na forma.

Eu particularmente, não cubro minha ave logo de cara. Mas tenho sempre papel alumínio à mão. Se ela já estiver coradinha mas não estiver assada, cubra com papel alumínio. Caso uma parte esteja mais corada que outra, você pode cobrir só a parte mais corada e deixar as outras partes pegarem mais cor.

Terceiro: pra saber se a ave está pronta (se ela não tiver um termômetro) espete a parte de baixo da coxa (ali na região da sobrecoxa) com um garfo, se o líquido sair um pouco avermelhado ainda está cru; se sair transparente está pronto, se não sair líquido nenhum, ihhh, passou do ponto, há grandes chances dele ficar um pouco seco.

Acho que com essas dicas já dá pra encarar sua ave de natal sem medo. Mas se alguma dúvida ainda resta, me pergunte aqui que estarei mais que feliz em responder.

Ho ho ho, Sinhá

Anúncios

2 comentários sobre “Especial de Natal – Dicas

  1. Pingback: Especial de Natal – Ave Natalina |

  2. Pingback: Especial de natal – Peru de Natal |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s