Especial de Natal – Batatas Hasselback


Ainda na onda da batata, essas aqui são lindas e tem um efeito visual muito legal, e também são deliciosas. Batatas Hasselback, ou simplesmente batatas laminadas, dão um pouco mais de trabalho, afinal você vai ter que cortar todas as batatas com um certo cuidado, mas não é nada complicado, acredite. Mas se você está esperando um batalhão pro jantar, talvez seja melhor deixar essa pra um outro dia, ou encare o desafio sem preguiça.

Se estiver fazendo essas batatas pra ceia pode calcular 1 batata (grandinha) pra cada duas pessoas. Se seu jantar não tiver muitos outros pratos (e se forem poucas pessoas) calcule 1 batata por pessoa.

Batatas Hasselback (Batatas laminadas)

6 batatas (de médias a grandes) inteiras

Azeite

3 dentes de alho

100g de manteiga (pode ser com sal)

tomilho ou alecrim (ou uma outra erva que você goste)

pimenta preta moída na hora

sal a gosto (se tiver sal grosso pra moer na hora pode usar)

(Nas fotos tem muita batata porque eram muitas pessoas pra comer, e la em casa a batata nunca é suficiente…)

– Pre aqueça o forno médio. Lave bem as batatas, esfregue bem a casca com uma esponjinha ou escovinha. Corte o fundinho pra te dar uma base e a batata não ficar rolando e você acabar cortando o dedo.

img_2136_fotor

 

 

Com uma faca afiada, corte fatias finas, cuidado pra não ir até o final. Elas têm que ficar fatiadas, porém unidas na base.

img_2137_fotor

 

Ponha um fio de azeite em cima de cada uma e uma pitada de sal e esfregue cada uma. Arrume numa assadeira e leve ao forno por 20 minutos.

Enquanto isso, leve a manteiga, o alho descascado e levemente amassado, e o tomilho ao fogo numa panelinha pra derreter a manteiga e ela pegar o gosto dos temperos.

Depois dos 20 minutos, retire as batatas do forno. Com uma faquinha separe as fatias das batatas. Mas atenção, não é pra cortar, é só pra abrir como um leque. Tempere com sal e pimenta. Lembrando que as batatas estão completamente sem sal, então seja generosa.

Pegue a manteiga derretida e regue cada batata, não se preocupe em usará a manteiga toda porque você vai repetir essa etapa umas 3 vezes.

Volte a batata pro forno e deixe assar por mais 40 minutos, retirando do forno a cada 10-12 min pra pincelar a manteiga derretida (com generosidade). Se as fatias ficarem juntinhas, separe com a faquinha de novo.

img_2146_fotor

 

Quando elas estiverem totalmente cozidas, retire do forno, arrume num prato bonito e sirva.

Dica: depois de prontas você pode cortar cada batata em dois ou três pra render mais, principalmente se você usou o cálculo de 1 batata pra duas pessoas.

Ho ho ho

a Sinhá

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s