Iogurte Natural ou Sinhá saúde!

Doce Sinhá também é fit e sabe fazer a saudável. Por isso que vim aqui com essa receita de iogurte natural, se é que se pode chamar isso de receita de tão fácil que é.

Vamos lá, você vai precisar de:

img_1662_fotor

Tem só 1 L de água no foto porque é o tamanho da jarra, mas vamos usar 2L na receita, ok?

1 potinho de iogurte natural (na verdade basta uma colher de sopa, mas eu acabo sempre colocando o pote todo)

400g de leite em pó (pode ser integral, semi desnatado ou desnatado, sendo que com o último o iogurte vai ficar mais ralinho)

2 L de água morna

E só! A única coisa que pode ser considerada difícil nessa receita é a temperatura da água. Tem que ser morninha, quase fria, senão os bichinhos do iogurte não fazem o trabalho deles direto. Se estiver quente ou fria demais não vai virar um iogurte digno. O melhor jeito de medir é botar o dedo na água, tem que estar aquele morno agradável, se tiver um tico quente, espera um pouco. (O melhor jeito de medir mesmo é com o termômetro, mas quem tem?)

Ok, resolvida a questão da temperatura, é só dissolver o leite em pó na água. Use uma tigela com tampa e que vede bem, não pode entrar ar durante o processo (eita bichinhos frescos!). Leite dissolvido, cheque a temperatura (de novo, por que é muito importante), misture o iogurte do potinho e feche bem a tigela.

“Embrulhe” a tigela com um pano grande (toalha de mesa é ótima) e guarde num local quentinho e protegido do vento (dentro do forno ou do microondas vai bem, só cuidado pra ninguém acender/ligar o forno com ele dentro).

img_1665_fotor

Deixe os bichinhos trabalharem de um dia pro outro. A velocidade do processo vai depender da temperatura ambiente, em dias frios demora mais, e em dias quentes vai mais rápido.

Na manhã seguinte abra e veja se já “virou”.

img_1827_fotor

Se sim, geladeira nele, se não, tampe e deixe mais um tempinho.

Quando acabar não lave o pote, ele serve de base pra outra leva de iogurte. É só colocar o leite morno e dar uma mexida. Tem quem use ad aeternum, mas eu não confio muito. Uso no máximo 2 vezes, na terceira lavo tudo e começo do zero.

img_1785_fotor

Receitinha curinga pra tomar puro, com mel, granola, melado, açúcar mascavo, fruta, e o que mais a sua imaginação quiser.

img_9030_fotor

Faz lá e me diz se não é o melhor iogurte que você já tomou. (Olha a modéstia 😄)

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Dar um ‘oi’? Deixa um comentário aqui, prometo que respondo!

Beijos,

a Sinhá

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s