Receitas pra Ceia: Ave Natalina

Aqui se promete, aqui se paga! Segunda receita pra ceia, mais uma opção de como fazer sua ave natalina. Dessa vez eu usei um chester, mas qualquer dessas duas formas servem pra todo tipo de ave (peru, chester, frango…), é só ajustar as quantidades para o peso da sua ave. Apesar de serem receitas de natal, elas ficam ótimas o ano todo. Inclusive a receita desse post, foi testada na primeira vez num frango, que ficou M-A-R-A.

Se você caiu de paraquedas aqui e não viu os posts anteriores, se liga aí:

  1. Para dicas de como assar uma ave corretamente, clique aqui.
  2. Para uma receita mara-gold de Peru de Natal, clique aqui.
  3. Para ficar por dentro do desafio dos 12 Dias de Natal, que tá rolando aqui no blog, clique aqui pra introdução, aqui pro Dia 1, Dia 2 e Dia 3.

No post anterior eu usei uma marinada líquida, e dessa vez vou ensinar uma marinada seca, super prática e saborosa. A idéia aqui é que você deixe marinando por 2h por quilo, no mínimo. Um frango de 2kg ficaria 4h marinando, um peru de 5kg precisaria de 10h. Mas, principalmente no caso do peru, pode deixar de um dia pro outro sem problemas.

Nota da Sinhá: Eu fiz essa receita com um chester desossado, tirei foto do passo a passo mas na hora que fomos servir a loucura tava tanta que só tirei foto do peru assado e esqueci completamente de tirar foto do chester. Quando me lembrei já era tarde demais, a fome era braba. Por isso vou colocar também fotos do frango que tinha feito antes usando exatamente a mesma receita. Prometo que da próxima vez não esquecerei da foto. 🙏🏽

Eu usei um Chester desossado de mais ou menos 2,5 Kg, então as proporções estão para esse tamanho de ave. Se usar uma com tamanho diferente é só ajustar as quantidades.

img_2123_fotor

Ave Natalina (marinada seca)

Ingredientes:

  • 1 chester desossado de 2,5 kg, inteiro e descongelado
  • 2 col (sopa) de sal
  • 1 col (sopa) de açúcar mascavo

A proporção de sal e açúcar é de 2 pra 1 (pra cada medida de sal você usa 1/2 medida de açúcar). Lembrando que se sua ave não for temperada tem que aumentar um  pouco o sal.

  • raspas de um limão (verde ou amarelo, tanto faz)
  • ervas frescas ou secas, picadas – eu usei tomilho e sálvia fresca porque era o que eu tinha em casa, mas sinta-se livre pra usar as ervas de sua preferência; tomilho seco, alecrim e salsa também são ótimas opções.
  • 100g de manteiga, temperatura ambiente
  • Um punhado das mesmas ervas, sal e pimenta do reino a gosto

Limpe e lave o chester para tirar o excesso do tempero do fabricante. Escorra bem a água e seque com papel toalha, coloque num tabuleiro e reserve.

Misture o sal, açúcar mascavo, e parte das ervas picadas e esfregue a mistura em toda a ave. Mas esfregue com vontade, nada de nojinho, e não esqueça de esfregar o tempero dentro da cavidade da ave também. O tempero que cair no tabuleiro você junta e coloca no peito, pressionando bem. Coloque o chester num saco grande próprio para alimentos e leve a geladeira, dentro da assadeira, por no mínimo 5 horas, mas pode deixar de um dia pro outro.

IMG_3968

Quando for assar, retire o chester da geladeira, tire o plástico de cima, reserve. Preaqueça o forno alto (250º-280ºC). Misture a manteiga em temperatura ambiente com as ervas e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Com a ajuda de uma colher ou com as mãos mesmo, solte a pele do peito e coloque parte da manteiga temperada entre a pele e a carne, espalhando bem. Espalhe o restante da manteiga por toda a ave, inclusive dentro da cavidade.

OPCIONAL: corte alguns legumes como cenoura, aipo (salsão), cebola e/ou batatas e arrume-os em volta da ave. Se ela for desossada como a minha pode colocar alguns pedaços dentro da cavidade pra ele ganhar volume.

Leve ao forno alto por 20-30 minutos e então diminua para forno baixo. Asse por 1:30-2h, ou até que passe no teste do garfo (em caso de dúvida aperte aqui).  Quando estiver assada e corada, retire do forno, cubra com papel alumínio e deixe descansar por pelo menos 30 min antes de cortar.

img_2117_fotor

Esse foi o frango preparado com essa mesma receita

Sirva inteiro ou corte antes de levar à mesa e arrume os legumes que foram assados junto com ele também. O caldinho que ficou na assadeira a gente joga por cima, pra dar um tchã. Se ficou muito líquido na forma, transfira pra uma panelinha e deixe ferver pra reduzir um pouco, só tome cuidado com o sal.

img_2118_fotor

Mais do frango porque ele ficou lindo!

Agora é só correr pro abraço, ou melhor, pra garantir o seu pedaço antes que acabe. Ah, e não esquece de me marcar se fizer essa receita em casa, certo?

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Dar um ‘oi’? Deixe um comentário aqui, prometo que respondo!

Hohoho, a Sinhá 🤶🏾

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s