Receita pra ceia – Rabanadas de forno

Outra receita de sobremesa pra ceia de natal chegando no seu blog mais querido. E chego hoje com um clássico da ceia brasileira, pelo menos da ceia da minha família, elas, as mais amadas, Rabanadas! E não é qualquer receita de rabanada, são rabanadas de forno, que funcionam de verdade e ficam tão molhadinhas e gostosas quanto as fritas.

Tem um tempo já que todo ano minha mãe e eu tentamos fazer rabanadas de forno. Por vários motivos, entre eles a praticidade de não passar um tempão na beira do fogão quente com aquele cheiro de fritura na cara. Mas nunca demos sorte, testamos várias receitas e todas elas ficavam secas, e acabavam dando mais trabalho que as fritas.

Até que bem sem querer, pesquisando receitas na internet, eu dou de cara com uma receita, que não era nem rabanada nem natal, mas que resolveu todos os nossos problemas! Testamos mais de uma vez e não é que deu certo em todas? 100% de aproveitamento já garantiu um lugar cativo dessas rabanadas nos meus natais futuros.

Rabanadas de forno – pra você nunca mais precisar fritar uma rabanada na vida

Rabanada de forno

  • 1 pão de rabanada
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 ovos
  • canela a gosto
  • Açúcar e canela misturados pra polvilhar as rabanadas

Corte o pão em rodelas médias, mais ou menos uns dois dedos (minha mão é pequena e meus dedos não são grossos). Disponha todas as rodelas de pão em uma assadeira grande e alta, as de pizza aqui não vão servir. Atenção: as fatias de pão tem que ficar em uma só camada, não pode empilhar. Use várias formas se for preciso.

IMG_4151

Bata o leite, leite condensado, ovos e canela no liquidificador. Regue as fatias de pão reservadas com essa mistura batida. Certifique-se que todas as fatias estejam bem molhadas. Agora deixe isso quietinho por umas 4 – 6 horas. Não testei deixar de um dia pro outro porque fiquei com medo do pão se desmanchar.

IMG_4153

Depois das horas de descanso, transfira o pão com a ajuda de uma espátula, para uma forma untada com óleo ou manteiga e leve ao forno médio-baixo (180ºC) para assar por uns 20 minutos. Retire a assadeira do forno, vire todas as rabanadas e leve ao forno novamente por mais 20 minutos ou até que elas estejam douradas.

IMG_4158

Retire do forno, polvilhe açúcar e canela dos dois lados, arrume no seu prato de servir e divida essa maravilha com seus convidados. Rabanadas molhadinhas e sem fritura pra facilitar mais ainda nossa vida.

rabanada de forno2

IMG_4185

Faz lá, tira uma foto e não esquece de me marcar!

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Dar um ‘oi’? Deixe um comentário aqui, prometo que respondo!

Hohoho, a Sinhá 🤶🏾

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s