Receita pra ceia – Torta de Frango

Não sei como foi pra vocês, mas minha semana entre natal e ano novo foi uma loucura só! Nem consegui terminar de postar todas as receitas pra ceia que estão na minha lista, com calma elas vão aparecendo por aqui aos poucos. Essa receita de torta de frango super especial é uma delas. Também funciona super bem com o que sobrou do peru ou chester.

Vou postar aqui a versão com frango, mas se você quiser fazer um as sobras de qualquer ave assada que por acaso esteja te assombrando na geladeira é só substituir as carnes e maneirar no sal, ok?

IMG_4126

Torta de Frango Especial (especial segundo minha equipe super especializada de degustadores)

Massa:

  • 150g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 1 ovo
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 col (chá) de sal

Misture a farinha e o sal. Junte a manteiga e o ovo e meta a mão na massa. Sove a massa até que ela esteja soltando das mãos e da tijela. Faça uma bola com a massa, cubra com um pano ou filme plástico e reserve, não precisa por na geladeira.

Torta de Frango

Ingredientes do recheio

Recheio:

  • 4 dentes de alho
  • 1 cebola picada
  • 2 maçãs verdes picadas (se não tiver verde, usa a vermelha mesmo)
  • 1 kg de peito de frango cozido* e desfiado, mais ou menos, eu comprei dois peitos com pele e osso pq assim fica mais gostoso do que só o filé.
  • 1 pote de requeijão cremoso (200g)
  • Cheiro verde

*Se você não tiver usando as sobras já cozidas e temperadas faça o seguinte: tempere o peito de frango (com osso e pele de preferência) com sal. Corte uma cenoura e uma cebola em 4 pedaços. Coloque o frango, a cebola e cenoura cortadas, 4-5 dentes de alho sem casca, 2 folhas de louro, e uns grãos de pimenta do reino na panela de pressão com água somente pra cobrir.

Cozinhe o frango na pressão, conte uns 8 minutos de quando a panela começar a chiar. Deixe a pressão sair sozinha. Depois que a pressão sair, abra a panela e veja de já está cozido o suficiente, se estiver é só deixar esfriar um pouco, se não coloque pra cozinhar um pouco mais sem pressão.

Refogue a cebola e o alho no azeite. Quando a cebola estiver translúcida junte as maçãs picadas e refogue mais uns 5 minutos.

IMG_4111IMG_4112

Junte o frango, já cozido e desfiado, e refogue mais 5 minutos. Desligue o fogo. Junte o cheiro verde e o requeijão, misture bem e reserve.

Lembra da massa? Então, pegue mais ou menos 2/3 dela e abra com um rolo numa superfície enfarinhada. Abra o suficiente que dê pra cobrir o fundo e a lateral da forma (redonda de fundo removível). Cubra a forma com a massa, pincele com uma clara levemente batida (reserve a gema pra depois), faça uns furinhos na massa com um garfo e leve para assar no forno médio-baixo (180°C) por uns 10 minutos. Depois desse tempo, retire a massa do forno, coloque o recheio e reserve.

IMG_4113.jpg

Abra o 1/3 da massa da mesma forma, o suficiente pra cobrir a torta. Cubra a torta com a massa que você acabou de abrir, precione as bordas levemente pra “grudar” (cuidado pra não quebrar a massa pré-assada). Pincele a torta com a gema (que você guardou antes) e leve ao forno (180°C) uns 30 minutos, ou até dourar.

Dica: Não tem pincel? Sem problemas! Dobre uma folha de papel toalha, molhe a ponta no ovo e, voilà! Pode pincelar a vontade.

Retire do forno quando sua torta tiver com esse bronze aqui:

IMG_4125

Casquinha sequinha e crocante…

IMG_4127IMG_4129

Recheio molhadinho…. hummm… babei aqui só de lembrar.

Agora que já te dei todas as dicas vai lá fazer e volta aqui pra me contar com ficou. Ah! E posta uma foto lá no Instagram e me marca que eu quero ver! @docesinha

Dúvidas? Dicas? Sugestões? Dar um ‘oi’? Deixe um comentário aqui, prometo que respondo!

Hohoho, a Sinhá 🤶🏾

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s