Receita pra ceia – Panetone Recheado

Olha eu aqui de novo! Agora com uma receita/dica que é fácil/barata/prática, quer combinação melhor? Receita de sobremesa pra ceia de natal, ano novo, confraternização de fim de ano, visitas inesperadas que você quer alimentar… Esse Panetone Recheado vai bem em qualquer dessas situações.

Essa receita surgiu de uns panetones de frutas que ficaram encalhados aqui em casa, a alguns anos atrás. Na época eu não comia panetone nem chocotone (trauma de infância que já foi curado), e aqui em casa só quem gostava do panetone tradicional era a minha mãe. Aí me veio a ideia: e se eu recheasse ele com um negócio bem gostoso, será que salva?

E não é que salvou? Fiz algumas adaptações ao longo dos anos, mas a essência continua a mesma. É ótima pra quando você já não sabe mais o que fazer com tanto panetone na sua casa e quando quer impressionar sem gastar muito tempo e dinheiro.

IMG_4231

Panetone Recheado

  • 1 panetone ou chocotone. Pra essa receita compre os simples mesmo, não vale a pena gastar um trufado aqui.
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 3-4 col. (sopa) chocolate em pó (pode ser achocolatado)
  • 1 vidrinho de cereja em calda
  • Confeitos pra decorar, opcional (M&M’s, granulado, chocolate picado, castanhas picadas….)

IMG_4206

Comece preparando o recheio. Leve o creme de leite e o leite condensado ao fogo, numa panela boa, mexendo sem parar até ele engrossar, tipo brigadeiro. Mas ele não vai soltar do fundo da panela por causa do creme de leite.

Depois de pronto é só dividir o recheio em duas partes iguais. Uma você vai deixar branquinha e a outra você vai misturar o chocolate em pó. Reserve.

IMG_4211

Com uma faca de serra corte o panetone.Primeiro corte a “tampa”, ou seja, a parte arredondada, que fica do papel pra cima.Depois corte o miolo, deixando uma bordinha. Assim como na foto.

IMG_4208

Pra tirar o miolo sem tirar o papel é só dá uma empurradinha no fundo, pegar a parte que você cortou do miolo e ir mexendo delicadamente até ele soltar.

A parte de baixo deve estar meio torta, então corte pra nivelar e coloque esse pedaço que você aparou de volta, pra forrar o fundo. Corte o miolo que ficou fora ao meio.

Depois disso coloque uma ou duas colheradas do recheio preto (reserve um pouco). Espalhe o recheio pra ficar nivelado, corte umas 6 cerejas ao meio e “enterre” elas no brigadeiro. Cubra com uma das fatias do miolo do panetone e dê uma apertadinha.

IMG_4212IMG_4214

Agora é a vez do recheio branco. Faça exatamente a mesma coisa que fez com o preto, reservando um pouco e fechando o panetone com a outra fatia do miolo.

IMG_4215IMG_4216

Com uma das sobrinhas de recheio cubra essa ultima fatia do miolo, é pra ficar fino mesmo, a gente só quer colar a tampa de volta.

IMG_4217

Cubra a tampa com a outra sobra de brigadeiro e enfeite com os confeitos.

Não aconselho colocar na geladeira porque o brigadeiro fica mais duro e dificulta na hora de cortar e servir.

IMG_4232

Choque todo mundo ao cortar essa delicia e revelar o interior cheio de brigadeiro, afinal todo mundo vai tá pensado que é um panetone normal.

IMG_20181229_150844229

Já sabe, né? Vai lá incrementar o seu panetone e tira a foto pra eu ver! É só me marcar em qualquer uma dessas redes sociais ali do lado ↗️. Se não tirar foto não tem problema, é só deixar seu comentário aqui que eu respondo, prometo.

Ho ho ho, a Sinhá 🤶🏾

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s